TMT Brasil
Chaw Agência Web

Impressora Sublimática – Informações Básicas

| 21 de Março de 2013 | 130 Comments
17 Flares Twitter 0 Facebook 17 Email -- 17 Flares ×

Fotoprodutos

Neste video conheça algumas  impressoras para sublimação, um pouco sobre o processo como um todo, além de algumas informações sobre tinta, papel e manutenção.

Algumas informações extras, dicas e macetes também podem ser compreendidas de forma bem objetiva como exemplos de como calcular custos por folha/metro quadrado e muito outas possibilidades que a sublimação oferece ao usuários criativos.

Fique a vontade para fazer perguntas e somar informações e experiências pessoais logo abaixo deste post, sua interação é extremamente bem-vinda.

nilton-01

17 Flares Twitter 0 Facebook 17 Email -- 17 Flares ×

Tags: , , , , , , ,

Categoria: Sublimação

Portal Sublimático

Sobre o autor ()

Compromisso com a informação "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha" (Confúcio) Missão Trazer a tona a verdade, desmistificando o processo, equipamentos, produtos, e tudo o que gira em torno da sublimação. Mudar a postura do consumidor e da empresa brasileira a fim de revolucionar o mercado nacional

Comentários (130)

Trackback URL | Feed de Comentários (RSS)

  1. Andreia diz:

    Bom dia Nilton,
    Gostaria de agradecer pelo vídeo, realmente ajuda bastante!
    tenho algumas perguntas; qual papel é indicado para impressão na camiseta preta? Como faço para preparar uma material que não é apropriada para receber a sublimação?
    obrigada

    • Olá Andreia, obrigado pelo contato. Fico feliz que tenha gostado deste conteúdo. Sobre a personalização de camisetas pretas, hoje no mercado terá diversas possiblidades, mas não com o processo de sublimação, neste caso as cores vão se misturar com o preto e tudo ficará preto, não será possivel ver a imagem estampada.

      No processo de impressão jato de tinta não temos a cor branca, sendo assim será necessário um fundo branco para que a imagem apareça na camiseta de cor (graças a OKI hoje temos impressoras a laser com a cor branca veja esta postagem) Mais como posso fazer isso?

      Bom, resumidamente no mercado terá brasicamente 3 tipos de transfer:

      TRANSFER CONVENCIONAL: Este tipo é bem comum, e pode ser encontrado inlcusive em papelarias, popularizado pela empresa BRIGHT, ele possui um quadriculado azul no verso e deve ser impresso com tinta pigmentada e aplicado a quente na camiseta. Ele fará o papel de um fundo branco na camiseta. Este transfer não possui grande durabilidade, qualidade média, porém um baixo preço considerando equipamentos e midias.

      TRANSFER LASER: Este é um transfer com diferenciais em qualidade e durabilidade, porém exige um investimento um pouco maior, mais neste caso estamos falando de algo mais profissional. Ele fuciona de forma semelhante ao transfer convencional. Assista ao video que mostra o passo a passo da aplicação do OBM, um transfer específico para camisetas pretas/coloridas.

      TRANSFER SOLVENTE: Qualidade e durabilidade, porém exige que o suuário tenha equipamentos de comunicação visual como uma plotter que trabalhe com solvente/ecosolvente. Em breve uma materia sobre a ROLAND BN-20, um impressora de mesa solvente. Este é o caso de maior investimento, e funciona de forma semelhante aos anteriores.

      Sabendo disso poderá optar entre o processo mais simples e barato que é o transfer convencional ou investir em algo mais profissional como o transfer laser.

      Sobre os produtos para sublimação, é necessário um certo cuidado e termeos um video falando sobre isso. Mais no geral o recomendado é comprar produtos especiais para sublimação de bons fornecedores, estes produtos garantem a qualidade da imagem e também a durabilidade dela. Muitos produtos feitos ou kits de “faça vocÇe mesmo” na ponta do lápis não são interessantes e no final das contas terá um produto final com baixa qualidade e durabilidade, sem contar problemas com toxidade e claro o cliente, que não tem preço!

      Acompanhe o blog e tenha mais informações sobre esta e outras questões. Sucesso!

  2. Claudete Padia diz:

    Boa tarde!
    Quero meu dinheiro de volta comprei as videos aulas e paguei caro. E agora postam os videos gratuitamente, Baita sacanagem.

    • admin admin diz:

      Olá Claudete, obrigado pelo comentário, fique a vontade através deste canal de comunicação para mais informações. Este video é utilizado pelo Nilton e a empresa que trabalha em feiras e eventos, mesmo video distribuído como cortesia através do concurso cultural. Não comercializamos qualquer tipo de material, nosso real “produto” é a informação.

      Creio que possua o pacote completo com 14 videos, este é apenas uma degustação de todo o material.

      Diante do seu comentário o video foi substituido. Sucesso!

  3. valdete diz:

    ola,me ajuda por favor! preciso saber se existe algum tipo de papel transfer para servir de base para aplicação de foil?

    • Olá Valdete, obrigado pela participação neste canal, fique a vontade também para comentar em nossa página no Facebook e discutir com demais profissionais da área no forum

      Na verdade o foco do portal é o processo de sublimação, porém compreendemos que quando fala-se sobre sublimação, personalização envolve-se diversas não apenas na impressão, mais também costura, artesanato e administração.

      Por gentileza envie mais informações sobre o que exatamente precisa, dificilmente indicamos aplicação em foil por ser um processo um tanto quanto trabalhoso quando comparado a um vinil termocolante para camisetas (clique para ver um artigo sobre este assunto).

      O vinil e um processo limpo, prático e rápido e além do acabamento metalizado, terá opções de “flocagem” que é algo muito complicado na serigrafia, e que mais uma vez com a aplicação do vinil termocolante a vida fica muito mais fácil.

      O vinil possui diversas aplicações e acabamento, fique a vontade para dar continuidade a este assunto no link acima. Sucesso

    • MIMADA CRIS diz:

      VALDETE NAO E PAPEL USADO COM O FOIL MAIS SIM UMA COLA PROPIA VC FAZ A TELA COMO SE FOSSE SILKAR SO QUE NO LUGAR DA TINTA VC USA UMA COLA RECOMENDO FAZER A TELA USANDO O 44 FIOS PARA MELHOR PASSAGEM DA COLA PASSA ACOLA NO TECIDO COMO SE FOSSE ESTAMPAR EM SEGUIDA COLOQUE O PAPEL FOIL E EM SEGUIDA COLOQUE NA PRENSA DEPOIS E SO RETIRAR AS SOBRAS COM UM ESTILETE QUE FICA MAIS FACIL ESPERO TER AJUDADO PRECISAR D ALGO MAIS E SO CONTATAR MIMADA_CRIS@HOTMAIL.COM

  4. dario diz:

    o que e pressiso facer para transformar um plotter epson stylus 7700 a sublimacao ?

    • Olá Dario, diferente de equipamentos menores como as impressoras de mesa, a plotter EPSON 7700 não sofre nenhum tipo de adaptação, o que acontece na verdade é apenas uma substituição dos cartuchos originais pelo bulk ink

      Basicamente se está trabalhando com tinta original, será necessário a limpeza total do sistema de mangueiras internas do equipamento e cabeça de impressão. Recomendo que um técnico ou alguém com conhecimento no equipamento faça esta operação, embora simples deve ser feita corretamente.

      Na sequência basta inserir os cartuchos recarregáveis/bulk ink com a tinta sublimática e efetuar a inicialização do equipamento para que a nova tinta seja distribuída por todo o sistema.

      É extremamente importante trabalhar com tinta de qualidade para alcançar as cores corretas e para evitar qualquer transtorno em relação a cabeça de impressão. Lembre-se que diferente de outras tintas, a sublimática é um tinta especial e possui seu preço superior as demais, mais lembre-se também que é a tinta com MAIOR possibilidade no mercado, já que este universo é GIGANTESCO.

      É importante lembrar que no processo de sublimação, além da impressora com tinta sublimática, também é necessário o papel sublimático (leia mais sobre este assunto aqui) e prensa termica para aplicação deste transfer em materiais como o tecido (fique atendo a composição, alguns tecidos não são apropriados para sublimação, clique aqui e assista ao video com algumas informações a respeito) e outros como a cerâmica, aluminio, vidro e outros produtos especiais para sublimação.

      Não é possivel comprar uma caneca no supermercado, por exemplo, e estampar por sublimação, ela não vai estampar, a tinta não vai sair do papel. Procure sempre produtos específicos para este processo, produtos industrializados para sublimação garantindo qualidade e durabilidade dos produtos.

      Existem dezenas de produtos para sublimação, mais o tecido para quem está começando é a forma mais interessante para se capitalizar, isto porque a partir do momento que ele é estampado pode ser processado transformando-se em centenas de outros produtos que vão muito além da camiseta. Fique a vontade através deste e demais canal de relacionamento de como o forum, Youtube e facebook. Sucesso!

  5. Gil Meirelles diz:

    preciso saber se as impressoras Epson L110,L210,L355 tanque de tinta de fabrica, se ja são compativeis com tintas sublimaticas ou se tem que fazer alguma alteração nelas? e se saõ boas para impressões sublimaticas para estampar chinelos?
    Estou com muitas duvidas,pois sou iniciante novato nesse ramo.
    Conto com a ajuda de todos, Grato

    • Olá Gil Meirelles, por dificuldade técnicas, a série “L” não entra na lista de equipamentos recomendado para sublimação, caso queria iniciar seu negócio descomplicando a questão IMPRESSÃO seria interessante apostar na nova Epson WorkForce WF3012, que substitui a Epson WorkForce T42WD que foi descontinuada mais ainda pode ser encontrada em muitas lojas.

      Seja em chinelos ou qualquer outro produtos para sublimação como tecido (100% poliester) ou canecas este equipamento irá atender.

      Lembro que com a mesma prensa térmica para estampar chinelos, poderá estampar não apenas produtos planos para sublimação (mouse pad, quebra-cabeça, alguns tipos de pratos, relógios, etc) mais também qualquer outro material que o mercado ofereça que precise de tempo, temperatura e pressão como vinil termocolante, pedrarias e outros tipos de transfer, como jato de tinta, laser ou solvente, além de aplicações como bordados termocolantes dentre outros.

      Não deixe de pesquisar muito antes de comprar seu equipamento, pesquise sobre os produtos e tenha em mente exatamente o que deseja para seu negócio. Fique a vontade através deste blog para tirar suas dúvidas e não deixe de ler o material aqui já publicado, certamente lhe ajudarão neste começo.

      Este e os demais canais do Portal Sublimático estão a disposição. Demais dúvidas comente logo abaixo, ou nos demais posts. Mais uma vez fique a vontade para comentar. Sucesso!

  6. Rogerio diz:

    É possível comprar a L210 no mercadolivre com tinta sublimatica a pergunta é é possível usar a l210 com tinta sulimatica ou não e ela pedi o codigo da tinta ou não GRATO

    • Olá Rogério, obrigado pelo contato e participação neste e nos demais canais do Portal Sublimatico como o Facebook

      Ifelizmente os equipamentos EPSON da série “L” não são recomendados para o trabalho com tinta sublimática.

      Embora cativante por ter um “Bulk Ink de Fábrica” neste equipamentos, o interesse da EPSON nunca foi facilitar a utilização de tintas paralelas, e sim restringir cada dia mais, levando o usuário a comprar tinta original.

      Além da limitação da tinta este equipamento possui outras restrições técnicas, desta forma não entra na lista de equipamentos recomentados para este tipo de trabalho.

      O atual modelo no formato A4 indicado para sublimação é a EPSON WORKFORCE WF-3012. Poderá optar pelo sistema de bulk ink ou cartuchos recarregáveis.

      Fique a vontade através deste e demais posts. Sucesso e boas impressões.

  7. Sandro diz:

    Amigos, lendo os comentários anteriores reparei que as Epson Serie L não são recomendadas para a sublimação, será que por este motivo não estou conseguindo tirar uma imagem que contenha cinza, sempre esta saindo com tom marrom, já tentei diversas configurações, já fiz teste com a tinta preta contra a luz para ver se tinha alteração no tom, ao imprimir em escalas de cinza a imagem fica ok, porem em imagem colorida contendo cinza não

    • Olá Sandro, obrigado pela participação e comentário nesta postagem, fique a vontade através dos demais canais como o Facebook em breve o Portal Sublimatico terá um site dedicado, completo com tudo o que o profissional que trabalha com sublimação precisa, desde manuais dos principais fornecedores do Brasil, videos, sessão de download até cursos e palestras.

      As EPSON da série “L” (L110, L800) que possuem tanque ou “bulk ink de fábrica” trabalham originalmente com tintas corante, além deste motivo, não são indicadas porque este “bulk ink” é fixo impossibilitando a limpeza gerando demais complicações (caso a opção seja por tinta paralela / perda da garantia)

      Outra reclamação de profissionais é a velocidade, cerca de 5 minutos para a impressão de uma folha A4 (qualidade foto – sublimação). Informações oficiais na página da EPSON nos links acima

      As empresas não deveriam oferecer este tipo de equipamento para o mercado de sublimação.

      Diante do comentário sobre as cores, é possível que seu problema seja tinta, isto é qualidade/limitação em atingir os tons (problema na mistura de tintas, sabendo que com a opção “apenas tinta preta” alcança a cor correta)

  8. Anderson diz:

    Tenho utilizado a epson t50 para imprimir, mas não tenho tido grandes resultados. Como o processo de sublimação envolve muito fatores (tinta, papel, etc) quero se possível esclarecer uma dúvida. A T50 é indicada para trabalhar com sublimação? Não estou descartando a tinta e o papel. Mas queria que me ajudasse a definir por exclusão. Se não for a impressora já ficarei mais tranquilo. Parabéns pela iniciativa. Desde já muito obrigado por tudo!

    • Olá Anderson, fique a vontade através deste e demais canais de informação para questionar e assim produzir mais e MELHOR a cada dia. Obrigado pela participação e por levantar esta questão.

      A EPSON STYLUS PHOTO T50 é uma impressora fotográfica 6 cores que trabalha originalmente com tinta CORANTE, tinta que é muito diferente da tinta SUBLIMÁTICA e por este motivo torna-se “incompatível” com o equipamento. Portanto a impressora EPSON T50 não é recomendada para este trabalho

      De maneira geral, equipamentos que trabalham originalmente com tinta PIGMENTADA podem vir a se tornar equipamentos SUBLIMÁTICOS, já um equipamento com tinta CORANTE não. Clique aqui e compreenda mais sobre estes tipos de tintas

      Além de perder a possibilidade de impressão em CD e DVD (função original do equipamento) uma impressora EPSON T50 com tinta sublimática pode “gastar mais” (6 cores) e reproduzir imagens com tons bem claros e ruins se comparado a um impressora SUBLIMÁTICA 4 cores como a EPSON WORKFORCE WF-3012 atualmente recomenda para trabalhos com tinta sublimática e impressão no formato A4.

      Sendo assim os problemas de se trabalhar com uma impressora EPSON T50, estão relacionados a cabeça de impressão(entupimento por exemplo) e a perfil de cores (reprodução com fidelidade de uma imagem/fotografia)

      Certamente possui o problema de cores fracas, baixa intensidade e entupimentos (sendo necessário limpezas constantes) independente do tipo de tinta e papel sublimatico, neste caso não minimizaria esta questão, apenas potencializaria se utilizados produtos (tinta e papel) de baixa qualidade.

      Sua insatisfação diante dos resultados dizem respeito principalmente a coloração? O que seria “não tenho tido grandes resultados

      Fique a vontade para comentar abaixo dando continuidade a este assunto. Sucesso!

  9. dillards dresses diz:

    The effort you put into this article clearly shows. You are very passionate and good at what you do. Please continue to produce great content.

    • Olá, obrigado pelo comentário e participação em nosso blog. Acompanhe nosso canal e tenha acessos as novidades. Uma atenção extra em relação a SPAM, estaremos verificando seu site conforme comentado, e assim retribuir a visita. Sucesso!

      Obs: De fato temos nos esforçado como grupo para cada dia mais gerar conteudo de qualidade.

      Lembramos que não possuímos nenhum vinculo com empresas e fornecedores de produtos para sublimação, sendo assim neste espaço poderemos conversar e discutir abertamente e com toda liberdade, muito obrigado por entrar em contato.

  10. luciano diz:

    ola,nilton,eu deixei uma pergunta mais acho que deixei no local errado,eu queria saber o seguinte se eu fizer uma caneca com silk eu tenho que “temperar ela em um forno”,qual tipo de forno e pra poder fazer esse silk em canecas,squeeze,etc ,tenho que ter uma maquina especifica,e esse tal de decalque como funciona , vc conhece a impressora epson t1100,ela e boa para personalizacao .obrigado pela resposta.

  11. jcpenney prom dress diz:

    Your writing style is phenomenal as is your information in this article. You managed to keep things upbeat and engaging here while giving your readers some things to think about.

    • Olá, obrigado pelo comentário otimista e participação em nosso blog. Agradecemos por compartilhar esta informação. Uma atenção extra em relação a SPAM. Sucesso!

      Lembramos que não possuímos nenhum vinculo com empresas e fornecedores de produtos para sublimação, sendo assim neste espaço poderemos conversar e discutir abertamente e com toda liberdade, muito obrigado por entrar em contato.

  12. EDILAINE PEREIRA diz:

    OI TRABALHO COM BULK INK A POUCO TEMPO..
    E AGORA UM CLIENTE MEU ME ENCOMENDOU 2 IMPRESSORAS PARA USAR SUBLIMATICA E PIGMENTADA..
    TENHO 2 AKI..UMA TX123 E OUTRA TX220 ..
    QUERIA SABER SE POSSO USAR SUBLIMATICAS NELAS??
    AGRADEÇO DESDE JA A ATENÇAO

    • Olá Edilaine, fique a vontade através deste canal e não deixe de curtir nossa página no Facebook e receber novidades e informação de seu interesse.

      Na teoria “todo equipamento” que originalmente trabalha com tinta “pigmentada” (DURABrite) é potencialmente um equipamento que pode vir a se transformar em um impressora sublimática. Os modelos em questão são multifuncionais e infelizmente não são recomendadas por fragilidade

      É importante que saiba que o bom funcionamento do equipamento não depende apenas da estrutura, mais também de como o equipamento será utilizado pelo cliente: quantas impressões dia? Qualidade de tinta e outros detalhes. Por estes e outros motivos o atual modelo indicado para sublimação (formato A4) é a EPSON WORKFORCE WF-3012 por ser robusta e capaz de suprir as necessidade de que trabalha com sublimação.

      Obs: Se o cliente é iniciante e quer arriscar estes equipamentos, saiba que terá limitações e que uma tinta ruim e principalmente falta de orientação na utilização do equipamento trará facilmente inúmeros problemas.

      Nesta mesma postagem, mais informações, cuidados e recomendações. Fique a vontade para dar continuidade a esta questão, para isso basta clicar em “responder”.

      Sucesso e mais uma vez obrigado pela visita e participação. Lembre-se que não possuímos nenhum vinculo com empresas e fornecedores de produtos para sublimação, sendo assim neste espaço poderemos conversar e discutir abertamente e com toda liberdade, muito obrigado por entrar em contato.

  13. Gilberto diz:

    Boa tarde. Estou com dúvida quanto a escolha da impressora para sublimação de canecas e squeeze.
    Eu tinha uma Epson T33 com 4 meses de uso ela começou dar problemas de entupimento e por fim apareceu uma mensagem dizendo que havia peças com desgastes no interior da impressora, consegui resolver o problema com o reset, depois apareceu uma mensagem dizendo que havia alguma coisa no carrinho mas não tinha nada e ela travou novamente. Resumindo tive tantos problemas em 4 meses que acabei jogando ela no quintal. Fiquei até desgostoso com a Marca. Gostaria de saber se a Epson WF 3012 é realmente boa e tem boa qualidade de imagem igual a T33 embora não tenha gostado da máquina?

    • Olá Gilberto, obrigado pelo contato e participação em nosso canal de informação. Não possuímos nenhum vinculo com empresas e fornecedores de produtos para sublimação, sendo assim neste espaço poderemos conversar e discutir abertamente e com toda liberdade, muito obrigado por entrar em contato.

      De fato muitas pessoas se frustraram com sublimação no Brasil, desde que ela tornou-se mais popular em 2004, e mesmo depois de tantos anos, ainda é novidade e continua sendo de extrema importância a pesquisa pelos melhores equipamentos, papéis, tintas e tudo mais.

      O maior problema da sublimação no Brasil ainda é o brasileiro e o famoso “jeitinho”, isso aplica-se tanto do lado da empresa/fornecedor como cliente/usuário.

      A tinta, por ser uma especial, possui seu custo elevado. Da mesma forma que o combustível é adulterado, as tintas sublimáticas também foram muito adulteradas no inicio da sublimação no Brasil, e provavelmente até hoje.

      A EPSON T33 foi um equipamento muito bom para sublimação, infelizmente não teve muita sorte com o equipamento e quem sabe com a tinta, mais saiba que o problema NÃO está no processo de sublimação e sim em torna dele, ou seja, suporte, treinamento, fornecedores, consultoria, administração, enfim, quando falamos de SUBLIMAÇÃO levamos muito a sério, tanto que compreendemos que não é apenas um processo e sim um NEGÓCIO!

      A EPSON WF3012 é um ótimo equipamento tão bom, se não melhor, que sua antecessora (EPSON T33) porém se mais uma vez o pacote de investimento não estiver completo (conforme comentado acima) as chances de não dar certo (de novo) são grandes.

      Este canal foi criado justamente para colaborar com iniciantes, ou pessoas que já estão trabalhando com sublimação, sendo assim fique a vontade através deste blog para encontrar respostas e orientações para encontrar o sucesso na sublimação.

      Com alguns cliques nas postagens anteriores, poderá iniciar uma nova pesquisa sobre sublimação e conhecer mais sobre o processo, possibilidades e como lidar com tanta informação. Qualquer dúvida, basta posta-la logo abaixo que nossa equipe estará a disposição.

      Sucesso e mais uma vez obrigado pelo contato!

  14. Gilberto diz:

    Boa tarde, como posso saber se a tinta é falsificada? Quando comprei a a tinta, ela veio em frascos pequenos de 100ml, sem etiquetas ou outra indicação com o nome da tinta. Quando comprei no anúncio estava um frasco de 1L de uma tinta muito conhecida para sublimação, só que como comprei menos que 1L ela veio em frasco , como já disse sem etiqueta ou qualquer outra indicação do fabricante. Poderia me indicar alguma marca e algum fornecedor de confiança?

    • Olá Gilberto, obrigado pelo contato e por levantar esta questão tão importante. De fato é a tinta é um dos itens mais importantes no processo de sublimação.

      Embora um assunto delicado, segundo a Povareskim existe algumas formas de descartar tintas de má qualidade. Recentemente em discussão em nosso grupo de profissionais, Oliver Povareskim disponibilizou uma imagem com informações relevantes e que podem ser consideradas para o descarte destas tintas de baixa qualidade

      Lembre-se que além de papel e tintas de qualidade, TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO também são importantes no processo de sublimação, portanto atenção a todos os itens envolvidos.


      Uploaded with ImageShack.us

      Obs: Procure sempre uma empresa séria e provavelmente encontrará produtos de qualidade.

      • luiz andrade diz:

        gostaria de saber de uma boa impressora para a sublimação que possa que possa me atender sou um micro empresario gostaria de saber se a epsom l110 e uma boa para esse trabalho

  15. Thiago Costa diz:

    Boa noite,

    Comprei uma impressora L110 com tinta sublimatica e ela parou de funcionar 1 semana depois ( nao sai mais nada no papel ).

    Estou trabalhando com customizacao de capas de celular atraves de uma prensa termica 3D.

    Gostaria de saber se voces possuem algum equipamento para indicar de alta producao e um equipamento mais compacto de media producao.

    Fico no aguardo.

    Muito obrigado!

    • Olá Thiago Costa, obrigado pela participação em nossos canais, fique a vontade através deste blog para esclarecimentos sobre este e demais processos de estampagem e personalização.

      Parabéns por ser um usuário da Prensa ou Forno 3D, é um equipamento extraordinário. Recentemente falamos um pouco sobre este equipamento nesta postagem.

      O atual modelo indicado para sublimação no formato A4 é a EPSON WORKFORCE WF-3012.

      Para alta produção poderá optar pela série 700 (7700/9700) serie 900 ou 890 também da EPSON. O lançamento da marca com tinta sublimática original EPSON também é um opção, mais ainda não está disponível para venda no Brasil, neste caso a EPSON F6070/7070

      Sucesso e fique a vontade através deste e demais canais para mais informações.

  16. Fabiano Martins diz:

    Olá,

    Estou começando a trabalhar com sublimação agora e gostaria de saber qual o melhor papel para a impressora Epson T1110.

    Gostaria de uma dica. Desde já agradeço a ajuda.

    Grato.

    Fabiano.

    • Olá Fabiano, obrigado pelo contato e participação em nossos canais. O Portal Sublimático é um projeto independente idealizado por grupo de profisisonais como fotógrafos, designers, estilistas, estamparias, confecções e outros, sendo assim não possuímos vinculo com empresas de sublimação ou que comercializam equipamentos, suprimentos ou demais insumos.

      Papel e tinta são questões delicadas no Brasil, mais saiba que uma empresa séria e com experiência no mercado têm mais chances de ter um bom produto, atendimento, suporte e demais questões que tornam a compra e a relação comercial profissional/segura para o consumidor. Neste caso uma pesquisa é fundamental.

      Em breve teremos uma lista de fornecedores feita pelos próprios usuários do portal e comentada por eles, desta forma será mais fácil ter ao menos algumas referenciais, principalmente para quem está começando.

      Recentemente foi postado um artigo bem interessante falando especialmente sobre Papel Sublimático lá é possivel conhecer alguns dos principais papéis comercializados no Brasil e desta forma optar pelos mais interessantes para o seu trabalho em especial. Clique aqui e leia o artigo: Transfer Sublimático: Ser ou não ser, eis a questão!

      Fique a vontade para dar continuidade a este assunto nesta ou demais postagens. A equipe do portal está a disposição. Sucesso!

  17. FABIANO MARTINS diz:

    MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA!

    ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA MINUCIOSA!!

    PARABÉNS PELO PORTAL!

    GRATO.

    FABIANO MARTINS

    • Olá Fabiano, obrigado pelo feedback e comentário. Fique a vontade através deste espaço. Nossa equipe está a disposição, esperamos colaborar de forma clara e objetiva com sua pesquisa. É importante lembrar que este projeto é independente, portanto não possuímos vinculo com empresas da área, nosso compromisso é com a informação. Sucesso e ótima pesquisa

  18. Rogerio Cezar diz:

    Bom dia Nilton,

    Gostaria de sua ajuda e provavelmente muitos outros também em relação a este problema, tenho a impressora Epson T33 e gostaria de imprimir para um trabalho em sublimação imagem com fundo cinza, mas, quando eu tento imprimir, a imagem sai azul meio rosado, existe alguma maneira para que eu possa configurar e corrigir a cor para ela sair exatamente cinza?

    obrigado

    • Olá Rogério, obrigado pelo contato e comentário. De fato este é um problema que muitos amigos e profissionais da sublimação tem levantado, não apenas o azul petróleo como o marrom e também tons avermelhados, cinzas puxados para o magenta. Infelizmente este problema está relacionado muitas vezes com a tinta, nem sempre com a qualidade e sim com a limitação ou propriedades destes pigmentos que na maioria dos casos pode ser corrigidos com perfis (ICC). Porém o mercado nacional está mais preocupado com equipamentos grande formato (plotter) que equipamentos pequeno formato (impressoras de mesa) poderá entrar em contato com seu fornecedor e pedir este perfil, relatando o problema que certamente é conhecido por ele. Outra opção é contratar o serviço, desta forma um empresa gera este perfil considerando a tinta e o papel utilizado, mais neste ponto temos outro problema, o custo e a tinta utilizada/marca. Paralelamente caso conheça alguém que possua um espectrofotômetro poderá calibrar tanto seu monitor quanto a saida de impressão/impressora e assim gerar um “perfil” paleativo. Outra solução, e a menos viável, seria a compra de um espectrofotômetro.

      Estamos com um projeto que visa gerar perfis para os principais tipos de tintas e papéis sublimáticos, já que de maneira geral o mercado possui apenas para impressoras grande formato. Com um grupo cada dia maior o Portal Sublimático conseguirá conquistar muita coisa para seus visitantes, membros, amigos e profissionais da área. Nossa intenção é cada dia mais “cutucar” as empresas e assim melhorar a qualidade dos produtos, atendimento e o suporte dado a pessoas como você.

      Fique a vontade através desta postagem para mais informação. Sucesso!

  19. Luiz Oliver diz:

    Boa Noite. Estou com dúvida quanto a escolha da impressora para sublimação de canecas, Me indicaram a Epson XP300 importada, pois não consigo achar no mercado uma impressora compatível .

    Grato

    Luiz

    • Olá Luiz Oliver, obrigado pelo contato e participação em nossos canais, continue a vontade através desta postagem para mais informações. Infelizmente este equipamento não é recomendado para sublimação, é uma impressora multifuncional, além das limitações estruturais, existe a complicação por ser um equipamento importando, desta forma terá muitas dificuldades em relação ao suporte técnico/garantia e qualquer outra simples necessidade de manutenção. O atual modelo para impressão com tinta sublimática o formato A4 é a EPSON WORKFORCE WF-3012

      Nesta postagem, informações báscias sobre impressora sublimática (clique aqui) Lembre-se que ao utilizar tinta sublimática e papel sublimático de qualidade, também terá um produto final de qualidade e aumentará a vida útil do equipamento e reduzirá custos e a chance de perder clientes.

  20. Robson Ribeiro diz:

    Boa noite,
    gostaria de saber se a impressora:
    Impressora Epson L210 + Bulk Ink
    imprime em papel OBM ou Dark,
    sem ter que fazer o trabalho de

    ” Cortar a folha do OBM no tamanho e/ou formato desejados
    Imprimir a imagem espelhada em papel sulfite ou papel matte (fosco) usando tinta sublimática
    Prensar o OBM na camiseta por 10 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo o OBM
    Prensar a imagem impressa sobre o OBM por 30 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo a imagem ”

    se possível, indique impressoras que imprimam direto no papel OBM e Dark, para poupar trabalho…

    att

    • Olá Robson, obrigado pelo contato e comentário em nosso blog, fique a vontade através de nosso canal para mais informações. Diante do volume de comentários sobre a série “L” da EPSON – impressoras com “bulk ink” de fábrica, gostaríamos de falar mais sobre o assunto:

      A Epson há algum tempo criou uma linha de impressoras equipadas com sistema de alimentação contínua (bulk ink) de fábrica – as séries “L” e “M”. Esse sistema revolucionou o mercado, criando uma alternativa oficial às impressoras adaptadas com bulk ink e permitindo que as pessoas paguem um preço justo pela tinta, que custa muito menos do que a tinta em um cartucho. A série “L” conta com modelos como a L200, L210 (guia da L210 em portugues), L800, L110, L355 e L555, e a série “M” conta com os modelos M105 e M205. Mas essas impressoras podem usar tintas que não sejam originais da Epson?

      A introdução de um sistema de alimentação contínua por um fabricante de impressora foi uma novidade bem recebida. Com isso as pessoas não mais precisariam se preocupar em fazer adaptações que potencialmente violassem a garantia de uma impressora nova, e também não precisariam se preocupar com as péssimas experiências vividas por alguns usuários destas adaptações (quase sempre causadas pelo uso de tinta ruim, e não pelo sistema em si). E o principal: elas não mais pagariam um pequeno absurdo para usarem suas impressoras.

      Clique aqui para ler mais sobre Cartucho SmartValve da Epson com sensores de nível de tinta MicroPiezo®

      Mas a Epson não seria tão boazinha assim, afinal a principal fonte de renda dos fabricantes está na venda de tintas e não de impressoras. E por isso ela criou o sistema de códigos. Ao fazer a recarga da impressora ela pedirá um código numérico que só está presente nas embalagens das tintas originais. Sem estes códigos a impressora não funciona. E as tintas genéricas (incluindo tintas pigmentadas e sublimáticas) não trazem estes códigos em suas embalagens. Por esse motivo torna-se complicado usar tintas de outros fabricantes nestas impressoras. Embora você possa adicionar qualquer tinta aos reservatórios, a impressora funcionará por um tempo mas em breve pedirá novos códigos. E aí…

      Clique aqui e leia também o Manual do usuário

      Apesar deste aparente entrave, não devemos descartar estas impressoras logo de cara. A tinta original da Epson para estes modelos (que só está disponível na versão corante) custa cerca de 25-30 reais por 70 ml, contra 40, 50 reais por um cartucho com 5 ml de tinta ou menos. A tinta original da Epson não é tão barata quanto a tinta de outros fabricantes, mas é um grande passo na direção certa e um preço muito mais justo e muito mais barato, pela primeira vez permitindo que as pessoas façam impressões de qualidade usando tinta original a preços bem razoáveis. Saiba também que a tinta corante original possui tecnologia e é totalmente diferente das tintas paralelas que em 2 mês evaporam por não possuírem barramento UV.

      Clique aqui e leia o Guia de Instalação

      Por usarem apenas tinta corante as impressoras das séries L e M NÃO possuem cabeças de impressão compatíveis com as tintas pigmentada ou sublimática usadas em outros modelos. Por esse motivo, mesmo que fosse possível fazer com que a impressora funcionasse sem os códigos originais, não é recomendado usar este tipo de tinta nestas impressoras. As tintas e as cabeças de impressão foram feitas para trabalharem juntas, e quando se usa a combinação certa a coisa funciona sem dificuldades. Existem vendedores e pessoas que alegam que é possível, que dá pra trocar a tinta, que dá pra resetar o aviso de código, etc. De fato tudo isso é possível. Mas pense em uma coisa: quem estará lá para te ajudar quando os problemas surgirem? Alguns vendedores estão interessados somente em gerar vendas, e não em ajudar os clientes, especialmente na hora em que os problemas aparecem. Empresas sérias não comercializam estes equipamentos destas forma, por este motivo nos sentimos a vontade diante do comentário.

      Sobre o OBM, este é um termo que tornou-se genérico, visto que o mercado chama grande maioria dos transfers com fundo branco de OBM, mais saiba que existe OBM para impressoras jato de tinta, laser e até mesmo solvente, sendo assim é necessário informações do fornecedores sobre a aplicação, que também pode variar de fornecedor para fornecedor.

      Neste video um passo a passo de impressão diretamente sobre o OBM e recorte através de uma plotter de recorte. Vamos dar continuidade a este assunto nesta postagem, fique a vontade através deste link: Como fazer uma camiseta com OBM – Silhouette CAMEO

      Mais uma vez obrigado e desculpe-nos por um comentário tão longo. Todos da equipe fizeram questão de participar e com uma equipe cada dia maior e pessoas cada vez mais participativas a conversa vai longe. Mais uma vez sucesso e obrigado pela participação em nosso canal.

  21. wanderson diz:

    OLA GOSTARIA DE SABER QUAL E A MELHOR IMPRESSORA PARA SUBLIMAÇAO EM CHINELOS,POIS ESTOU COMEÇANDO UM TRABALHO NOVO.

    OBRIGADO

    • Olá Wanderson, obrigado pelo comentário e participação em nosso blog, fique a vontade através dele para mais informações, em breve uma lista de fornecedores para referencia e assim ajudar nossos visitantes a se encontrarem neste gigantesco universo brasileiro da sublimação.

      O atual modelo de impressora para sublimação, e um dos mais estáveis no formato A4 é a EPSON WORKFORCE WF-3012 e no formato A3 a EPSON STYLUS OFFICE T1110.

      Obs: A série “L” da EPSON não é indicada para sublimação, e os demais modelos importados apresentam complicações no que diz respeito a garantia e suporte, não pense apenas na impressora em si, pense na qualidade da tinta, papel e fornecedor. Nossa equipe está a disposição como fonte de informação para sua pesquisa e assim um investimento com segurança. Sucesso!

  22. sansao diz:

    Gostaria de saber se para colocar a tinta sublimática em uma impressora nova epson L110, preccisarei fazer alguma limpeza, mesmo vendo que ela ainda não foi adicionada a tinta originária?

    • Olá sansao, obrigado pelo contato e participação em nosso blog. Equipamento EPSON da série “L” não são indicados para sublimação por questões estruturais, por este motivo deve ser utilizado APENAS com tinta original. Este equipamento trabalha originalmente com tinta CORANTE/DYE, outro motivo na incompatibilidade e outro agente problemático além do “bulkink” fixo o que gera mais problemas em relação a acessibilidade, manutenção e perda da garantia. Aproveitamos este comentário para chamar a atenção de nossos visitantes em relação a este equipamento

      O equipamento estável e indicado para sublimação no formato A4 é a EPSON WORKFORCE WF-3012 por exemplo ou a EPSON STYLUS OFFICE T1110 no formato A3.

      Caso já tenha adquirido o equipamento, siga as orientações de seu fornecedor para que possa em um futuro próximo questiona-lo em relação ao suporte, garantia e toda a ajuda diante de qualquer problema relacionado ao equipamento. Se possível tenha em mãos e-mails ou qualquer papel e assinatura que colabore com a responsabilidade do fornecedor diante do equipamento e indicação para o processo de sublimação. Caso haja a possibilidade e esteja dentro do prazo legal (7 dias para a devolução – compra virtual por exemplo) recomendamos que troque-o pelo equipamento citado acima.

      É possível que nosso posicionamento não agrade neste primeiro momento, porém, nossa intenção como ferramenta de informação é orientar nossos amigos e profissionais da sublimação, e chamar a atenção do mercado/empresas que visam apenas o lucro e não a comercialização de uma solução adequada para seus clientes, que tem como principal objetivo iniciar ou ampliar seus negócios a fim de obter sucesso pessoal e profissional. Desejamos sucesso, fique a vontade através deste canal para mais informações

  23. Eldo Bruno diz:

    Brother, muito bom esses vídeos me ajudaram muito.. mas gostaria de fazer uma pergunta: Eu estou com a oportunidade de comprar uma EPSON WORKFORCE 1100, e gostaria de utilizá-la pra fazer impressões com tintas pigmentadas ou sublimaticas, queria saber se é possível? Obrigado. Abraço!

    • Olá Eldo, obrigado pelo comentário e participação neste canal. Equipamentos importados são sempre complicados no que diz respeito ao pós-venda e manutenção, mais poderá optar pela versão brasileira com o nome de EPSON STYLUS OFFICE T1110 ao invés de Epson WorkForce 1100. A nomenclatura diz respeito a distribuição do equipamento ao redor do mundo, o equipamento pode sofrer alteração e incompatibilidade de continente para continente, por isso uma atenção extra na hora de adquirir um equipamento como este.

      Sobre o equipamento, saiba que ele é o atual modelo no formato A3 indicado para sublimação, sendo assim é uma impressora estável para o trabalho, lembrando que papel transfer sublimático e tinta sublimática de qualidade também devem ser respeitados, assim como conhecimento básico de tempo, temperatura e pressão para garantir um produto final de qualidade. Fique a vontade através deste canal para mais informações, nossa equipe está a disposição!

  24. Marcela diz:

    Olá! Gostaria de saber como faço para adquirir os DVDs do Dr. Sublimático?
    Como muitos dos comentários acima, sou nova no ramo de estamparia. Estou pensando em comprar a impressora Epson T1110 , mas tenho uma dúvida: é possível fazer a sublimação em tecidos escuros por meio dela? Já li muitas opiniões contraditórias então acabo ficando perdida!
    desde já, muito obrigada!

    • Olá Marcela, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal. Estes DVDs foram criados especialmente por nosso colaborador Nilton Tscherne e são comercializados pela empresa F1 Suprimentos

      O Portal Sublimático é um projeto independente e não é ligado a nenhuma empresa, prestadores de serviço ou fornecedor de equipamentos e suprimentos para sublimação.

      O processo de sublimação é “limitado” a tecidos claros, desta forma não é possível estampar diretamente em tecidos escuros, apenas tecidos claros preferencialmente brancos. Existe películas termo colantes , mas neste caso o acabamento já foge do conceito da sublimação e se encaixa mais no conceito de transfer.

      Neste artigo: Breve Conversa Sobre Tecidos terá acesso a informações em vídeo importantes para seu negócio, não deixe de assistir aos demais videos da serie com demais Dicas e Possibilidades

      Fique a vontade através desta e demais postagem para mais informações. Sucesso e mais uma vez OBRIGADO pelo contato!

  25. Clayton Palhas diz:

    Simplesmente ótimo esses videos, mas tenho uma duvida.
    Tenho uma epson R270 com bulk, posso usar ela com tinta sublimática?
    Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho

    • Olá Clayton, obrigado pelo comentário positivo e participação em nossos canais. Na verdade a EPSON R270 trabalha originalmente com tinta CORANTE, um tipo de tinta totalmente diferente da SUBLIMÁTICA. Para que compreenda melhor, resumidamente equipamento que trabalham com tinta DURABRITE/PIGMENTADA de fábrica são potencialmente equipamentos que podem vir a trabalhar com tinta SUBLIMÁTICA.

      A EPSON R270 além de ser um equipamento estruturalmente inadequado para esta finalidade, não possui um perfil de cores para o trabalho com esta tinta, desta forma, terá um resultado final de impressão ruim gastando mais tinta (cores light). Mais uma vez obrigado e sucesso!

  26. Kelliton Abreu diz:

    Olá. Boa noite.

    Inicialmente parabéns pelo trabalho desenvolvido. O conteúdo que você produz é de muita qualidade e de grande valia para quem trabalha nesta área.

    Por gentileza, estive lendo este post e os comentários e vi que você indica várias vezes a Epson Workforce WF-3012 para tinta sublimática. Porém andei pesquisando para possível compra e percebi que está em falta em todas as lojas.

    Você sabe se ela foi descontinuada? Se sim, sabe qual entrou no lugar dela ou uma outra opção?

    Obrigado, Kelliton.

    • Olá Kelliton Abreu, desculpe a demora em responder, graças a todos vocês conseguimos viabilizar nosso segundo bate-papo ao vivo no dia 12 de outubro, iniciamos na semana passada a corrida contra o tempo. As inscrições começam na próxima segunda-feira e já é nosso convidado. O modelo EPSON WF3012 substitui o modelo EPSON T42W, é na verdade o modelo atual e ainda não foi descontinuado (deve demorar um pouco para que isso ocorra) Faça uma nova pesquisa por gentileza, é possível que o mercado em sua região já tenha estabilizado.

      Este final de semana postaremos 6 novos videos Portal Responde! para compensar os dias que não foram postados e já gravamos mais 20, que serão agendados para esta semana. Sucesso e mais uma vez MUITO obrigado

  27. Alessandra diz:

    Boa tarde Nilton, tudo bem?

    Assim como a maioria que escreve, também sou iniciante. Li muito à respeito de qual impressora comprar em todos os sentidos, desde o custo benefício até a qualidade de impressão. Como já havia comprado algumas prensas e investido em obras de instalação, acabei optando pela compra da Epson L335. Mas antes de optar pela mesma, fiz muitas pesquisas e nenhuma deles sinalizou que a impressora não funcionaria adequadamente. Com isso, adquiri a mesma. As tintas, comprei no fornecedor inkprinter, também depois de muito pesquisar. Fiz todo o processo de instalação da impressora e tudo correu bem. Quando dei a primeira saída de impressão, já verifiquei que algo estava errado. Ela não está travada, nem acendo nenhuma luz de problema ou erro. A única coisa que acontece é que as cores estão todas rebaixadas, como seu eu tivesse desaturado todas elas. Como já fiz a compra, já instalei tinta que não é a original da mesma e já estou no prejuízo pela falta de conhecimento técnico, gostaria de entender com você se consigo incorporar o perfil de impressão da mesma aos meus trabalhos e dessa maneira conseguir gerenciar melhor a saída de cores. SE preferir, posso enviar uma foto do que deveria ser e o que está saindo.

    Agradeço pelo espaço desde já e aguardo seu retorno assim que possível.

    Alessandra.

    • Olá Alessandra, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal. Primeiramente vamos entender a questão, saiba que no processo de sublimação a tinta que está no papel é opaca e sem vida, na verdade a sublimação ocorre apenas na prensa quando aplica-se TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO (200 graus Celsius e aproximadamente 30 segundos) sendo assim analisar apenas o papel impresso é ter em mãos apenas metade do ciclo, que fecha-se apenas na prensa. Analise primeiramente o material prensado, para o teste utilize um tecido 100% poliester como por exemplo a microfibra ou oxford.

      Vamos dar continuidade a esta conversa nesta postagem, assim as informações sobre o assunto ficam mais centralizadas: Portal Responde — EPSON com “Bulk Ink de Fábrica”

      Obs: Nunca compare o impresso com o monitor, ainda mais no processo de sublimação. Mesmo que esteja calibrado, as cores impressas com tinta sublimatica em transfer sublimatico só revelarão suas cores vivas e vibrantes (tinta e papel de qualidade) quanto prensados (tecido 100% poliester a 200 graus Celsius e aproximadamente 30 segundos)

      Lembrete: Conseguimos viabilizar nosso segundo bate-papo ao vivo no dia 12 de outubro, iniciamos na semana passada a corrida contra o tempo. As inscrições começam na próxima segunda-feira e já é nosso convidado.

      Este final de semana postaremos 6 novos videos para compensar os dias que não foram postados e já gravamos mais 20, que serão agendados para esta semana. Mais uma vez obrigado pelo contato. Sucesso!

  28. jackson porto diz:

    olá amigo estou entrando no ramo agora mas gostaria de saber se a impressora (Epson Stylus Office T33) é boa para trabalhar com transfer?

    • Olá Jackson, obrigado pela participação em nosso canal. A Epson Stylus Office T33 é um ótimo equipamento para o trabalho com tinta sublimática, ela segue a mesma linha de suas sucessoras EPSON T42W e atual EPSON WF3012. Diante do ano de fabricação, fique atento as condições do equipamento, se já está com tinta sublimática e ficou parada por muito tempo (de 6 meses a 1 ano) poderá ser indicativo de problema, possivelmente a cabeça de impressão (alma da impressora) pode estar comprometida.

      Agora o Portal Sublimático conta com um colaborador técnico, a proposta inicial é somar conteúdo mais abrangente. Este profissional estará ainda este mês em um bate-papo ao vivo sobre o Wasatch software RIP para gerenciamento de cores utilizado em equipamentos maiores para sublimação (plotter) como os novos equipamentos EPSON para sublimação, F6070 e F7070

  29. jackson porto diz:

    não sendo muito chato mas já sendo mas uma pergunta, todas as impressoras a laser servem para fazer transfer para camisas ou não como funciona as impressoras a laser elas servem?

  30. GPFM diz:

    Gostaria de saber, por favor, qual a melhor máquina para fazer sublimação 3D e também se existe algum tipo de treinamento para o Brasil.

    Desde já agradeço.

    • Olá GPFM, obrigado pelo contato e participação em nossos canais, fique a vontade através desta ou demais postagem, nossa equipe está a dispoisção!

      Sua participação neste blog é de extremamente importância. Quando você deixa uma mensagem, pergunta/dúvida, se cadastra, curti nossa página no facebook, curti ou compartilha alguma postagem, o que está fazendo na verdade é INVESTINDO em projetos como o bate-papo ao vivo no dia 12 de outubro, nossa calculadora online de custos, gravação dos videos diários, sessão de download de artes, eventos, workshops, pesquisas, cursos, enfim, dezenas de outros projetos que serão criados para beneficiar cada amigo e profissional da sublimação SEM CUSTOS!

      Sobre sua questão, existe um artigo que atualizamos recentemente com mais algumas informações, neste artigo encontrará bastante informação sobre um dos equipamentos mais populares para sublimação. Clique aqui e fique a vontade para dar continuidade a esta conversa!

  31. Liliane Bornéo diz:

    Olá Nilton,
    Como faço para assistir novamente o vídeo introdução a sublimação do dia 14 de setembro.
    O papel transfer “dark” é uma marca? e o vermelho? Qual o melhor para comprar?
    obrigada,
    Liliane

    • Olá Liliane, obrigado pela participação em nosso canal. Na verdade teremos periodicamente as palestras ao vivo, a próxima será no dia 12 de outubro as 14 horas, caso tenha interesse inscreva-se através deste link Acredito que esteja falando o transfer comercializado pela BRIGHT, o transfer para tecidos ESCUROS possui um quadriculado AZUL no verso e o transfer para tecidos CLAROS possui um quadriculado VERMELHO no verso.

      Sua participação neste blog é de extremamente importância. Quando você deixa uma mensagem, pergunta/dúvida, se cadastra, curti nossa página no facebook, curti ou compartilha alguma postagem, o que está fazendo na verdade é INVESTINDO em projetos como o bate-papo ao vivo no dia 12 de outubro, nossa calculadora online de custos, gravação dos videos diários, sessão de download de artes, eventos, workshops, pesquisas, cursos, enfim, dezenas de outros projetos que serão criados para beneficiar cada amigo e profissional da sublimação SEM CUSTOS!

  32. silvio diz:

    quero saber se posso usar um impressora epson 4880 com tinta sublimatica
    e se tem todas as cores de tinta sublimatica , que ela esa 8 cores diferentes, como posso fazer a impressão utilizando apenas as 4 cores

    • Silvio
      Boa Noite,

      Agradecemos o Contato;

      Sobre a Impressora 8 Cores, pode ser utilizada sim as tintas sublimáticas, que serão carregadas pelas cores “Lights” (Light Cian, Light Magenta, Light Black e Light Light Black), Verifique com seu fornecedor a disponibilidade das tintas.
      Porem recomendo a utilização de um SoftRip aonde ao invés das tintas “Lights” é utilizado o Duplo CMYK, O SoftRip Wasatch tem essa opção de duplicar as cores, melhorando a vida das peças da impressora, bem como a velocidade e fidelidade de cor*, no caso da Epson PRO-4880 nao conheço caso de tintas sublimaticas uma vez que sua boca de saída é 43cm e a maioria dos fornecedores utilizam Bobinas de Transfer Sublimáticos de 61cm. Porem pode ser utilizado.

      * Verificar se fornecedor tem perfil para impressoras com Duplo CMYK.

      Abraços e Sucesso

      Lembrando
      Caso tenha interesse no dia 12 de outubro as 14 horas teremos nosso segundo bate-papo ao vivo.

  33. silvio diz:

    a impressoras epson utiliza 8 cores serve para sublimção

  34. Claudinho Ambrózio diz:

    Já estraguei algumas camisetas pois deixo 20 segundos com 200º graus e a imagem da estampa fica certo, já o fundo da estampa que era para ficar branco da cor do tecido fica amarelo.
    Minha impressora é Epson L210, Prensa Rimaq.
    Fundo do transfer é amarelo será que ele está saindo junto com a sublimação?
    Me ajuda por favor.

  35. Igor Mourelle diz:

    Olá, comprei a impressora epson l210 com tinta sublimática para fazer canecas. Mas a impressora não imprime em certos tons de azul. Depois de me informar um pouco me falaram que existe o cyan light, que permitiria eu fazer tons mais claros como um azul turquesa, coisas que não consigo com meu cyan normal. A minha dúvida é se é tranquilo trocar uma tinta pela outra, se existe algum vídeo explicando o processo, ou se apenas usar uma seringa para tirar a tinta basta. Enfim, acho que existe pouca informação para quem ta começando sobre os tipos de tintas, poderia rolar um post sobre isso, pois agora vi q tem várias variações do azul, do amarelo, de magenta. Obrigado pelo espaço, abraços.

    • Alessandra Lima diz:

      Alguém respondeu essa pergunta? Estou com a mesma dificuldade. Preciso do azul claro e laranja claro, mas não sai de jeito nenhum. O que posso fazer?

  36. CLAUDINHO AMBRÓZIO diz:

    Olá Bom Dia.

    Minha impressora é Epson L210, é boa pois quero usar para transferir tanto imagens de cores escuras e claras.
    OBM deixa quantos segundos em que temperatura?
    Transfer deixa quantos segundos em que temperatura?
    A configuração para o papel de sublimação qual seria ideal pois estou começando, obrigado e trabalho excelente o de vocês abraço e parabéns.
    (Obs; Configuração da Impressora na hora de imprimir para ficar com a qualidade ideal em fotos e imagens)

    • Olá Claudinho, obrigado pelo contato e participação neste canal. A impressora em questão não é a mais indicada se o trabalho for sublimação, neste Portal Responde um vídeo comentando rapidamente sobre o assunto.

      Hoje no mercado existem diversos material como o nome OBM, por isso é importante seguir as recomendações do fabricante/fornecedor, não busque este tipo de informação na internet, pode ser que encontre as configurações de um material totalmente diferente do que possui, e coloque tudo a perder no teste realizado.

      IMPORTANTE: Como consumidor você deve exigir, por questões legais, o manual de utilização do material. O mesmo caso para o transfer que comentou, no mercado existem diversos modelos e cada um possui seu tempo, temperatura e pressão, assim como acabamento, tipo de tinta para impressão e tantos outros detalhes. Será necessário especificações de cada material. Exija qualidade de empresas sérias, compre sempre produto e não PREÇO!

      Sobre a configuração para impressão, recentemente nosso amigo Fabiano compartilhou uma que está utilizando com sucesso em sua impressões, clique aqui para visualiza-la

      Fique a vontade através deste canal para mais informações. Sucesso!

  37. Mateus Schöer diz:

    Bom dia,

    A impressora WF-3012 da Epson é adaptável para trabalhar com tinta sublimatica?
    Qual a melhor opção de configuração? Fico no aguardo.

  38. Gustavo diz:

    Boa Tarde, tudo bem!
    Gostaria de obter mais informações sobre o uso das epson L355 ou sememlhante, com tinta sublimática, como fica a questão do código que a impressora pede, e sobre o cabeçote dessa mesma impressora.
    Obrigado

    • Olá Gustavo, obrigado por levantar esta questão e pela participação neste e demais canais. Existem outros artigos neste blog que não recomendam a série “L” da EPSON, porém os novos modelos EPSON l210 e EPSON L355 mostraram seu potencial ao trabalhar com tinta sublimática, neste caso são os modelos atualmente indicados para sublimação. Neste artigo falamos um pouquinho sobre isso Estes equipamento mais recentes ignoram a questão dos seriais e a própria EPSON tem abandonado esta conduta. Em breve um impressora de mesa EPSON sublimática de fábrica, aguardem!

  39. CRISTIANE diz:

    ola boa tarde
    gostaria de saber qual a melho impressora para maquina de prato de tintas sublimaticas.
    obrigada

  40. Lúcio diz:

    Olá.

    Pretendo comprar uma impressora sublimática, e lendo as dicas aqui nos comentários resolvi pesquisar preços da Epson WorkForce WF3012. Um atendente de uma loja virtual me disse que esta impressora saiu de linha, é verdade? Neste caso, qual a impressora equivalente, ou qual a dica de impressora boa nesta mesma faixa de preço da WF3012?

    Obrigado.

    • Olá Lúcio, obrigado pelo contato e participação neste blog, fique a vontade através dele para mais informações. Vamos a questão:

      Infelizmente a EPSON WF 3012 foi descontinuada (saiu de linha), os testes realizados na EPSON L210 foram não apenas positivos mais extremamente interessantes. Existem postagens neste blog que não indicam os antigos equipamentos da série “L” mas este em especial é realmente muito interessante, neste video “caseiro” mostra parte deste teste, clique para acessar (facebook).

      • Lúcio diz:

        Obrigado pela resposta.

        Mas neste caso a EPSON L355 não seria melhor? Não achei ainda nenhum comentário sobre ela para sublimação, mas nao seria melhor que a L210?
        Obrigado.

        • Lúcio diz:

          Tem diferença da L355 para a L210 quanto à qualidade da imagem, imagens mais ou menos vivas? Ou o que muda mais e a velocidades de impressão mesmo?

          • Olá Lúcio, obrigado pelo contato e atividade neste blog e comunidade. São equipamentos semelhantes do que diz despeito a impressão, o modelo L210 é pouca coisa mais lento e não possui rede sem fio, mais o material impresso é praticamente o mesmo.

        • Olá Lúcio, obrigado pelo contato e atividade neste blog e comunidade. Conforme comentando nesta postagem são equipamentos semelhantes do que diz despeito a impressão, o modelo L210 é pouca coisa mais lento e não possui rede sem fio o que não é uma desvantagem, já que recomendamos que a impressão seja feita via cabo para maior segurança/estabilidade, mais o material impresso final é praticamente o mesmo. Pela simplicidade, funcionalidade e custo recomendamos na verdade a L210 ao invés da L355

          Em 2014 um NOVO Portal Sublimático, aguarde. Sucesso!

  41. Ekeli diz:

    Tenho uma epson 9900 tem padrão para impressão tipo mando em cmyk ou rgb, e sobre limpeza é normal fazer limpeza depois que imprime 20 metros pois noto falhas ai verifico ta falho. O que pode acontecer ser fizer muita limpeza.

    • Ekeli,
      Boa Noite
      Sobre as impressões tenho acompanhado testes sendo normal as impressoras falharem após um determinado numero de arquivos impressos, porém existem fatores que podem influenciar as falhas o ambiente climatizado, velocidade utilizada, tamanho de arquivos.
      Como o uso da impressora, as peças devem apresentar desgastes e depois de um tempo o intervalo entre as limpezas irão diminuir, sendo necessario a manutenção preventiva ou mesmo corretiva.
      Sobre as limpezas as normais e potentes, causam desgaste na cabeça de impressão o recomendável é dar um intervalo entre as limpezas exemplo: realize duas limpezas potentes aguarde uns 10 minutos para realizar outra limpeza.
      Agradecemos o contato
      Sucesso e uma ótima noite

  42. Rose diz:

    Estou querendo comprar uma impressora para sublimação e transfer. A Epson Wf 1320 é uma boa opção? Quanto custa em média, e há outras mais acessíveis? Tem de comprar duas impressoras, tipo uma para sublimação e outra para estampa? Obrigada!

    • Olá Rose, obrigado pelo comentário e participação neste canal, fique a vontade através dele para mais informações. Em breve estraremos montando uma série de videos falando sobre os primeiros passos com a sublimação, acompanhe.

      Infelizmente a EPSON WF 3012 foi descontinuada (saiu de linha), os testes realizados na EPSON L210 foram não apenas positivos mais extremamente interessantes. Existem postagens neste blog que não indicam os antigos equipamentos da série “L” mas este em especial é realmente muito interessante, neste video “caseiro” mostra parte deste teste, clique para acessar (facebook)

      Obs: Se tem interesse em trabalhar com outras midias e tipos de tinta, terá que ter outras impressoras. Cada uma operando com um tipo de tinta de interesse sem mistura-las. A sublimação é um processo que permite ESTAMPAR diversos produtos especiais para este processo através de prensas térmicas. A tinta sublimática é impressa em um papel especial que aplica-se no produto juntamente com TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO (prensa termica) e a tinta tinge a peça (produto especialmente desenvolvido para sublimação), produzindo assim as ESTAMPAS que o usuário desejar.

  43. Janaina diz:

    Boa tarde…o site este de parabéns, pois esclarece de uma forma clara todas as nossas dúvidas.
    Estou entrando para o ramo da sublimação agora então ainda tenho muitas dúvidas quanto: que impressora usar, tipos de papéis, tintas etc etc.
    Vi nas suas postagens anteriores que vc sugere a impressora EPSON WORKFORCE WF-3012…para sublimação. No entanto ela já vem com a tinta sublimática, ou eu preciso fazer a troca das tintas. Gostaria de saber como posso adiquirir seus videos de treinamento.
    Grata pela atenção.

    • Olá Janaina, obrigado pela mensagem positiva ela será repassada aos demais da equipe. Saiba que toda vez que comenta, curti ou compartilha em nossos canais, está viabilizando projetos e ferramentas para amigos e profissionais da sublimação, como cursos, palestras ao vivo e tudo mais.

      Infelizmente a EPSON WF 3012 foi descontinuada (saiu de linha), os testes realizados na EPSON L210 foram não apenas positivos mais extremamente interessantes. Existem postagens neste blog que não indicam os antigos equipamentos da série “L” mas este em especial é realmente muito interessante, neste video “caseiro” mostra parte deste teste, clique para acessar (facebook)

      As impressoras EPSON tornam-se a cada dia mais populares na sublimação por conta da cabeça de impressão (PIEZO) que trabalha perfeitamente com este tipo de tinta, mais lembre-se que originalmente, a EPSON não possui um impressora pequeno formato para sublimação, sendo necessário a adaptação através de Bulk Ink ou Cartuchos recarregáveis.

      Sobre o video treinamento/curso, na ultima terça-feira (dia 12 de novembro) estivemos em reunião com os colaboradores WEB que trouxeram novidades que facilitam a distribuição deste material, inicialmente serão 10 videos de uma série de mais de 100 (1 para cada produto disponível no mercado) estamos em fase de produção e a equipe está correndo para lançar estes primeiros videos em janeiro de 2014 captando os produtos das empresas. Fique a vontade através deste canal para mais informações!

      No video abaixo é possível compreender a diferença entre a cabeça de impressão EPSON (adequada para sublimação) e cabeça de impressão HP (que não pode trabalhar com sublimação)

  44. EMERSON FROIS diz:

    Ola, Nilton
    Estou sempre lendo seus artigos e seus videos
    Voce esta certo as melhores impressoras para impressão sublimatica são as Epson WorkForce – T1110 – C110 – T33
    Em 2003/2004 Comprei prensa de camiseta Rimaq e uma prensa de bone, na epoca a pessoa que me vendeu fazia uns 5 meses que tinha adiquirido nova, tinha montado uma sociedade e não deu certo.
    Lembro que não tinha sublimação e nem bulk, Eu trabalhava com recarga de cartuchos e sempre estava em feiras, Comprei pra usar com tranfer pigmentado, em 2011 comprei uma T1110 pra sublimatica e uma C110 para transfer pigmentado e prensa para canecas.
    O segredo esta na tinta e na impressora, e no papel sublimatico, mascheguei a fazer milhares de vezes sublimação de canecas em papel sulfite report
    Meu fornecedor de canecas pediu pra ver algumas de minhas canecas sublimadas, levei até ele lembro que ele ficou admirando minhas canecas e disse elas estão otimas, e o distribuidor me mostrou de outras pessoas algumas estavam embaçaçada, outras faltando cores.

    • Olá Emerson, obrigado pelo compartilhamento e informações, fique a vontade através deste canal para mais informações sobre este incrível processo que é a sublimação. Obs: Nosso primeiro equipamento testado com tinta sublimática e bulk ink foi uma EPSON C82 em meados de 2001. Infelizmente não fazem mais impressoras como antigamente, este equipamento teve uma vida útil de mais de 3 anos! produzindo sublimação diariamente! Recordar é Viver Sucesso e mais uma vez MUITO obrigado por fazer parte desta comunidade!

      null

  45. Adriana diz:

    Eu tenho uma plotter Canon IPF-610 e gostaria de saber se posso usá-la para imprimir com tinta sublimática. Agradeço a sua ajuda.

  46. IORLEANDRA diz:

    DIANTE DE TODOS OS TESTES,ME RESPONDA POSSO COMPRAR A L210 PARA SUBLIMAÇÃO SEM MEDO??:

  47. Paulo Cesar Lopes diz:

    Qual a melhor impressora sublimática textil no mercado, considerando custo/benefício/produtividade e assistência técnica, com entrada/boca de 110 cm.?

  48. Thiago diz:

    Olá,

    Um vendedor de impressoras me informou que a epson l355 para ser usada para sublimação, deve ser desbloqueada. Isso realmente existe?

    grato

  49. Valeska diz:

    Boa Tarde Nilton

    Preciso muito da sua ajuda, pois já pesquisei bastante e encontro vários fóruns que acabam me confundindo.
    Bom, a principio tenho interesse em trabalhar com camisas sublimadas (as famosas t-shirts femininas), já sei sibre o tecido que é melhor o pliester para receber a tinta…
    Mas a minha maior duvida é quanto o tamanho da imagem, eu não quero ficar limitada apenas no A4, eu gostaria de possível fazer desenhos em toda a frente da camisa.
    Me indicaram a T1110 que é uma impressora A3 de 13″, o que vc acha? Ela aguenta várias impressões?
    Ou você acha melhor eu ir para a 7700?

    A principio quero as camisas e depois as sandálias personalizadas, por isso quero adquirir um produto que eu possa usar para as duas coisas.

    Outro ponto é a prensa, me indicaram uma de 60×40, mas eu vou conseguir “pintar” em toda a camisa???

    Eu te passei um email com algumas imagens para ter uma ideia de como eu falo, mas ainda não foi respondido…

  50. Valeska diz:

    Oi Nilton,

    Só para completar… Tipo as t-shirts da CAMEL que tem um post dela aqui no seu blog.

    Obrigada e aguardo ansiosa suas explicações…

    Valeska

  51. Sydney dias diz:

    Ola pessoal do portal sublimático. Primeiro quero parabenizar o trabalho de vocês, pois além de ser excelente é inspirador para quem quer começar no ramo de estamparia.
    Bom, minha dúvida é sobre impressao em camisetas escuras, ja sei que tem q ser em um OBM, porém isso deve ser recortado antes de ser impresso, eu queria saber se existe algum transfer ou algum modo de prensar esse tipo de camiseta sem q haja necessidade de recortar a estampa, pois se for uma estampa com varios detalhes separados na hora de cortar se tornaria um grande quebra-cabeça na camiseta.

    Espero q eu tenha explicado bem e obrigado.

  52. Guilherme Rohde de Azevedo diz:

    Boa noite, estou trabalhando a pouco tempo com sublimação em camisetas. Comprei uma epson L355, mas eu noto que as estampas no tecido estão ficando muito opacas. Sabe me informar oque eu estou fazendo errado? (Estou utilizando tinta sublimatica marca Premium Bulk)

  53. Amanda Santos diz:

    Olá estou querendo trabalhar com personalização, sublimação e gostaria de saber qual a impressora indicada e prensa térmica. Andei pesquisando e encontrei no Rodtec esse pacote Prensa Térmica 8 Em1 Multi Sublimação Camisetas Canecas por um bom preço. Gostaria de saber se é de qualidade e se não qual vcs me indicam pra que eu não tenha prejuízos. Obrigada!

  54. Kelliton E. Abreu diz:

    Boa noite.

    Tenho uma impressora Epson T1110, a qual utilizo com tinta sublimatica. Acontece que de uns dias pra cá ela começou a soltar gotas de tinta magenta sobre a folha. É estranho porque ela está imprimindo normal, com boa qualidade. De repente aparece gotas da tinta magenta sobre a folha.
    Saberia me dizer o que é isso?
    Obrigado,
    Kelliton

  55. Olá!!!
    Tenho uma Epson T42w, e fiz uma viagem de 15 dias, a impressora ficou parada, e agora ela não está imprimindo duas cores. o que fazer para desentupir?? já fiz varias vezes limpeza via software….mas sem resultado.
    aguardo ajuda. grato

  56. rogerio diz:

    boa tarde eu comprei uma epson L355 pra impressão sublimatica pra estampar chinelos, mas por falta de informação e conhecimento acabei colocando tinta comum nela…Pergunta:como faço pra tirar a tinta comum para colocar a sublimatica?desde ja agradeço a atenção

  57. Renata diz:

    Quero iniciar no ramo de estamparia, mas não o conheço muito bem. Tenho uma impressora epson L355 com tanque de tinta, eu posso utilizá-la nas impressões em transfer.
    E o que mais preciso para começar neste novo negócio.
    Obrigada e aguardo resposta.

  58. Nathalia diz:

    Olá Nilton!

    Gostaria que me ajudasse se possível.

    Estampo chinelos faz algum tempo e sempre deu certo. De uns dias pra cá, faço o processo normalmente e depois de pronto vejo que as tiras estão manchando na cor azul. A estampa é preta e mancha a tira branca em azul. Acho que o atrito entre a tira e a borracha libera a tinta.

    Pode ser por á qualidade da tinta? Ou do papel?
    Alguém já teve esse problema aqui?

    Obrigada desde já!

    • Olá Nathalia, MUITO obrigado pelo comentário positivo saiba que cada clique, comentário, compartilhamento, discussão e demais interações neste blog torna possível dezenas de projetos que conhecerá ao longo deste ano como palestras ao vivo, video aulas, artes para download e muito mais. Obrigado por fazer parte deste grupo que cresce a cada dia. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

      Não vimos até o momento nenhum outro relato sobre este problema aqui no portal, mas seu comentário pode estar certo, as tiras em contato com o chinelo podem ter manchado por conta da tinta, porém não deixe de avaliar a possibilidade do tratamento do chinelo. Está trabalhando com resina? Comprou com resina aplicada ou está comprando a resina para aplicar? Não descarte a possibilidade do problema na resina, alguma composição que possa ter sido alterada, algo no processo ou mesmo no material do chinelo. Fique a vontade para dar continuidade a esta conversa, trazer mais informações ou se já resolveu o problema, compartilhar com os demais da comunidade.

      Inscreva-se no Portal Sublimático para receber novidades de nosso canal. Em março estamos preparando um conteúdo especial como artes, templates, gabaritos e muito mais.

      “A dúvida é o princípio da sabedoria” (Aristóteles)

      Sucesso e grande abraço

  59. jse mario diz:

    gostaria de saber se a ploter encad 750 é sublimatica? pois comprei uma e o vendedor me falou que ela era sublimatica pois a mesma não aceitou a tinta.
    entrei em contato com o vendedor e ele me passou que a tinta certa para essa impressora era a tinta lecai. você conhece esta tinta?

  60. Aquilison Silva Vieira diz:

    Tenho duas perguntas diferentes:

    Boa noite ! Gostaria de saber se a Impressora Epson W7010 é melhor em questão de velocidade e qualidade referente a a anterior T1110 ?

    também gostaria de saber se o correto é usar teflon na parte de cima da prensa ou posso não utilizar ? qual teflon é mais indicado para não manchar sempre a próxima sublimação ?

  61. Fernando C.B.Dias diz:

    Quero fazer um protesto. Lendo os comentários, aqui escritos por vocês do Portal Sublimático, tomo agora conhecimento de que não posso usar a Epson L210 para trabalhos sublimáticos. Acontece que hoje eu possuo uma dessas impressoras e só tomei a iniciativa de comprá-la, porque pesquisei junto aos anunciantes de Produtos referentes a essa área, e os mesmos aconselhavam a compra da L210.
    Como faço agora, visto que estou pra montar meu negócio e empatei dinheiro nessa compra?

  62. Aline Pereira diz:

    Ola minha estampas esta saindo com falhas o que posso fazer.minha impressora epson l355.estou usando papel sublimatico e tintas sublimaticas..

  63. Adriano Meirelles diz:

    Olá, boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida: Tenho uma Epson 9700 e estou tendo dificuldade de chegar a cor vermelha de fato na hora da prensa no tecido. O que pode ser? Já fiz as limpezas e não consigo chegar a cor vermelha, a mesma sai em um quase laranja escuro ou rosa… O que devo fazer? Desde já muito obrigado!

  64. carlos alberto diz:

    boa noite
    gostaria de saber se a impressora epson xp 214 é e pode ser utilizado na sublimação,observei indicação do modelo Epson-WorkForce-WF-3012 para uso é possivel usar o modelo xp 214 pois ja tenho.
    obrigado e parabens

  65. josi diz:

    Bom dia, eu comprei uma L355 sublimatica, e veio ja nela a tinta sublimatica, eu consigo trabalhar normalmente com sublimação, em exato na prensa termica????? E eu posso colococar outra tinta nela sem ser sublimatica para fazer outros trabalhos?

  66. DHAYANNA diz:

    AIMPRESSORA SUBLIMATICA XP214 E BOA PARA ESTAPAMPAR CAMISETAS EM CORES ESCURAS ELA VAI AS DUAS TINTAS A PIGUEMENTADA E A SUBLIMATICA

  67. eris diz:

    Bom dia!
    por favor, gostaria que me explicasse a real diferença entre a Duplo CMYK e a Epson F6070.
    Fico no aguardo!

    muiiiiiiiiiiiito bom o portal sublimático…

    Desde já agradeço.
    Fico no aguardo.

    Att,

    • Olá Eris, obrigado pelo contato e por buscar informações em nosso canal cada mensagem contribui para que este trabalho continue em plena atividade, viabilizando este projeto. Na verdade esta postagem diz respeito a impressoras pequeno formato, equipamentos A4 e não plotter, mas vamos a questão.

      Um equipamento 8 cores grande formato que trabalhe com um RIP como o Wasatch por exemplo, pode se transformar em um “Duplo CMYK” graças ao SoftRIP Wasatch (Perfil de cores, etc), desta forma “Duplo CMYK” é uma expressão e não um equipamento como a EPSON F6070 portanto não podem ser comparados a fim de se levantar diferenças.

      Neste artigo aqui no Portal Sublimático, poderá conhecer mais sobre a EPSON F6070, ele foi publicado logo quando o equipamento foi lançado.

      Obs: Através do Novo Portal Responde, terá bastante informação para o dia-a-dia de quem trabalha com sublimação, clique aqui para assistir aos . No último dia 09 fizemos uma transmissão ao vivo, um TIRA DÚVIDAS, a gravação ainda está disponível para visualização, tivemos alguns problemas, mas inicie no time 26:30, clique aqui para assistir agora!

  68. Olá, tenho uma impressora sublimatica WF3012 ela imprimi 3 folhas normais e derrepente ela começa a imprimir bem lenta. mandei para manutenção limparam, trocaram cartuchos, me cobraram 160 reais e ela voltou do mesmo jeito. sabe me dizer qual seria a causa disso?
    obrigada

  69. Sheila diz:

    Adorei os vídeos , gostaria de saber qual a impressora mais indicada pra fazer transfer em tecido , que é o meu caso. Tenho informações que a EPSON L355 , mas gostaria de uma opinião de quem entende do assunto; Obrigada

    • Olá Sheila, obrigado por fazer parte desta grande família e colaborar com este projeto independente, graças a você e aos demais amigos e profissionais da sublimação é possível estar aqui hoje online e crescer a cada dia mais.

      Este artigo fala sobre impressoras sublimaticas, neste caso o tecido deve ser 100% poliester, sabendo que quanto menor a porcentagem de poliester menor será a taxado transferência da tinta sublimatica para o tecido.

      O atual modelo indicado é a EPSON L355 ou a EPSON L210, mesmo equipamento, porém uma versão mais simplificada no que diz respeito as funções e não funcionalidades com a tinta sublimatica. Obrigado mais uma vez por buscar informações neste canal e por fazer parte desta comunidade.

      Lembrando que no dia 07 de junho teremos um bate-papo ao vivo as 14 horas, para falar sobre o curso e tirar duvidas sobre sublimação clique aqui para mais informações

  70. Frandielson diz:

    olá Nilton Tscherne, minha impressora L355 é usada com tinta sublimática, usei pra imprimir umas 40 folhas e depois parei por uns dias quando voltei usá-la novamente, ela estava imprimindo normal mas largando uma tinta amarela imperceptível no papel mas quando faço a sublimação para tecido aparece bem forte no fundo. Gostaria de saber o que está acontecendo? E o que eu faço para consertar Por Favor, estou perdendo muitos trabalhos por este acontecimento…

  71. Andre Guimaraes diz:

    Olá amigo, eu tenho uma imp. Epson TX 123,gostaria de saber se essa impressora pode ser adaptada p/ sublimação e se vale apena, estou interessado de começar um pequeno negocio até adquirir pratica.

  72. Victor diz:

    Comprei uma EPSON XP 214 (sublimática), tinta ink tec, estou achando muito fraca as cores da impressão, o preto fica cinza ou marrom e o magenta escuro meio cinza, tem alguma dica pra impressão ficar nítida e cores vivas?

  73. Olá Nilton, sempre acompanho você aqui neste site sobre sublimação de canecas.Sobre fornecedores de canecas, tintas etc, você pode me indicar um bom lugar ou site para comprar?

    A outra pergunta, a impressora EPSON T1110 é uma boa impressora para Sublimação ou você me indicaria outra?
    aguardo sua resposta, pois sempre estarei aqui tirando dúvidas com você. Obrigado

    • Olá Marco, obrigado por fazer parte desta grande família e colaborar com este projeto, graças a você e a todos nesta comunidade é possível continuar no ar e crescer a cada dia mais. Obrigado por buscar informações neste canal

      Recebemos constantemente produtos e suprimentos para testes, em breve poderemos recomendar alguns deles, compreenda que é uma responsabilidade gigantesca qualquer indicação do Portal Sublimático, por este motivo ainda não fazemos qualquer indicação. Montaremos uma lista especial, onde colocaremos estes materiais testados e com a ajuda da comunidade poderemos adicionar outras empresas e “rankiar” mas mais interessantes para a comunidade. Desculpe não lhe indicar nada neste momento, mas certamente entende o tamanho de nossa responsabilidade ao falar para milhares de pessoas diariamente.

      A Epson T1110 foi descontinuada, embora você ainda encontre este equipamento nas lojas, saiba que um novo modelo A3 com bulk ink de fábrica está chegando, caso tenha interesse poderá aguardar e ver a aceitação e desempenho em relação a tinta sublimática. A Epson T1110 foi um equipamento que não agradou a todos, identificamos muitas reclamações, porém como o mercado não possui um padrão, não podemos afirmar se a questão estava ligada de fato ao equipamento ou ao usuário que não estava manipulando corretamente ou por falta de informação ou suprimentos de baixa qualidade. Um equipamento adaptado coom este exije mais do usuário do que um equipamento original.

      Lembrando que no dia 07 de junho teremos um bate-papo ao vivo as 14 horas, para falar sobre o curso e tirar duvidas sobre sublimação clique aqui para mais informações

  74. Andre diz:

    Ola, estou comprando uma impressora para trabalhar com sublimaçao em tecidos, gostaria de saber, quantas e quais cores são nescessarias para uma impressaço ideal.

    Desde ja obrigado.

  75. joelma reis diz:

    Olá, tenho uma impressora workforce wf3012 com bulk ink,ocorreu um acidente ao trocar os cartuchos e vazou tinta dentro dela e nos cabeçotes fiz uma limpeza como explica no manual mas ela não quer mais funcionar; todas as luzes ficam piscando não sei mas o q fazer!!Será que queimou a cabeça de impressão??????Por favor se puderem me ajudar eu agradeço!!!!

  76. Branccao diz:

    Seus vídeos sao muuuito legais!! Me ensinam muito!! Muito obrigado mesmo pelas dicas e por compartilhar de toda sua sabedoria!!

    Amigo me socorre?? Instalei na minha epson L355 a tinta sublimática mas as cores nao saem como na imagem real, e quando eu sublimo a caneca ela nao estampa totalmente … Estou usando uma sublimadora 3d de 12 canecas…..

    Por hora, Valheu!!!!

    • Olá Branccao, obrigado pelo contato e por fazer parte desta comunidade. Desculpe a demora em responder seu comentário, são muitos contatos diariamente e agora com mais pessoas na equipe poderemos atender melhor toda a comunidade. Gostaria de aproveitar este mensagem para lhe convidar para um Portal Responde ao vivo no dia 27 de agosto as 20 horas, ele será transmitido em nosso canal no Youtube, inscreva-se e participe.

      Obrigado pelo comentário positivo, saiba que é um grande prazer fazer parte desta comunidade junto com pessoas que como nós, amam o que fazem. Fique a vontade através deste canal! A qualidade da tinta sublimática é o principal problema em relação a fidelidade de cores, mas lembre-se que a tinta sublimática impressa no papel está na metade do seu ciclo, que é completo apenas quando prensado. Avalie a qualidade da sua tinta e papel, apenas com tinta e papel sublimático é possivel alcançar cores intensas e tons complicados como o preto, cinza, vermelho e azul. Solicite aos seus fornecedores o Perfil de Cores ICC. O problema ao utilizar a prensa ou forno 3D pode estar relacionado ao tempo, temperatura ou pressão, avalie a configuração e a sua manta de silicone. Fique a vontade através deste artigo para dar continuidade a esta conversa. Sucesso e até mais!

      Os últimos 40 dias foram muito agitados e buscando atender cada vez mais e melhor a todos os membros de nossa Comunidade o Portal Sublimático se mudou mais uma vez. Pudemos melhorar nossa estrutura com um pouco mais de espaço e agora vamos retomar com força total nossas atividades. Para voltarmos com força total vamos realizar no próximo Dia 27/08 – as 20h um Portal Responde Ao Vivo. A transmissão será pelo nosso Canal no Youtube onde hoje ultrapassamos a marca de 5000 inscritos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 Flares Twitter 0 Facebook 17 Email -- 17 Flares ×