TMT Brasil
Chaw Agência Web
Yguaçú Máquinas

Camiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV

| 13 de Junho de 2013 | 16 Comments
29 Flares Twitter 0 Facebook 29 Email -- 29 Flares ×

algodão x pv

Diante de uma certa indecisão na hora de optar pelo tipo da malha na confecção ou durante a compra de camisetas para personalização resolvi abordar de forma resumida as diferenças existentes entre o tecido 100% algodão e o tecido de malha fria, mas conhecido como malha PV bem como as suas propriedades

Assista a este video introdutório sobre tecidos e saiba mais sobre 3 tipos basicos e suas  possibilidades

 

Conecte-se Ao Portal Sublimático e Não Perca nenhuma Novidade!

Antes de falar sobre as diferenças entre os dois tipos de malha é preciso abordar algumas das propriedades mais importantes de cada uma.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_light

Malha Algodão

1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados.O fio cardado devido a não passar pela penteadeira possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
2) Espessura do Fio: A espessura do fio pode varia de 24.1 a 30.1 sendo que quanto menor for este valor maior é a espessura deste fio e pior é sua qualidade. Atualmente os fabricantes de tecidos trabalham com os fios 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1
Para se decidir o tipo da malha de algodão a ser utilizada na produção da camiseta é necessário se levar em conta o objetivo da utilização da mesma. A tabela abaixo ajuda a visualizar melhor os dados acima.
Tipo
Espessura
Qualidade X Custo
Utilização
Cardado
24.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para uma determinada festa.
Cardado
26.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para propaganda eleitoral.
Cardado
28.1
Fio de espessura, qualidade e custo mediano
Utilizada geralmente para confecção de camiseta de uniformes de escolas e empresas
Penteado
30.1
Fio fino, qualidade boa, porém custo alto. Esse padrão de malha é o mesmo encontrado nas camisetas da famosa marca Hering
Utilizada em confecções de lojas, magazines entre outras.

As malhas penteadas geralmente utilizam apenas o fio 30.1, pois o processo de pentear o fio encarece o produto final, assim como as malhas cardadas utilizam fios mais grossos o que torna a malha mais barata. Mas isso pode variar de fabricante para fabricante, sendo possível encontrar malha cardada fio 30.1 por exemplo.

As maiores vantagens da malha 100% algodão apontadas pelos seus usuários, são o fato da mesma reter mais o suor do corpo e serem mais frescas no tempo do calor.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_dark

Malha Fria ou PV

A malha PV é composta de 67% dos fios de poliéster e 33% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição.
As maiores vantagens das camisetas PV apontadas por seus usuários é fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passa-las após a lavagem.
Principais Diferenças entre as Malhas
Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calor Tecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpo Ventila menos o corpo
Retém mais suor no tecido Retém pouco suor no tecido
Possuem menos brilho Possuem mais brilho
Possuem um toque macio Possuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas) Cria menos pilling (bolinhas)
Amaça mais (Necessário passa-la) Quase não amaça (Não precisa passa-la)
Esticam durante o tempo Tem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido

Ambas as malhas são ideais para a fabricação de camisetas e tanto uma como a outra possuem seu espaço no mercado. Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende justamente do seu público alvo.

Em breve um lista de fornecedores para este e outros produtos, colaborando para uma pesquisa mais rápida e eficiente. Atenção para costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas, locais das camisetas mais propensas a sofrer uma deformidade com o passar do tempo e atenção extra para o processo de personalização que pretende aplicar seja ele silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático, filme/vinil e outros.
nilton-01
29 Flares Twitter 0 Facebook 29 Email -- 29 Flares ×

Tags: , , , , , , , ,

Categoria: Textil

Portal Sublimático

Sobre o autor ()

Compromisso com a informação "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha" (Confúcio) Missão Trazer a tona a verdade, desmistificando o processo, equipamentos, produtos, e tudo o que gira em torno da sublimação. Mudar a postura do consumidor e da empresa brasileira a fim de revolucionar o mercado nacional

Comentários (16)

Trackback URL | Feed de Comentários (RSS)

  1. nathan de castro(elite transfer personalização diz:

    boa noite Nilton!td bem?
    vc ta de parabéns pelo blog
    mt bom!
    obrigado !

  2. Guilherme diz:

    Boa noite Nilton!
    Estou começando neste ramo e tenho muitas dúvidas…
    Uma pergunta:E quanto a malha 100% poliéster,O que você tem a dizer?
    Grato pela atenção…

    • Olá Guilherme, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal, fique a vontade através dele e demais canais como o Facebook

      Aguarde um comentário do próprio Nilton sobre a questão, mais de antemão assista a este video introdutório falando sobre tecidos 100% poliester, PV e PA foi feito especialmente para quem está começando. Não deixe de ver os demais videos da série que estão “linkados” dentro desta mesma postagem.

      Na verdade neste blog terá mais informação sobre tecidos sublimáveis (poliester, tecido PET por exemplo) do que outros tecidos como o algodão, porém, nosso interesse é que o profissional tenha acesso a maior quantidade de informações de interesse possível, quanto mais completo for o profissional, maior a chances de alcançar o sucesso.

  3. Djean diz:

    bom dia, tambem sou novato e estou tentando absorver todas as informações possíveis.
    Em questão estou tentando sublimar em camisas escuras, fiz o processo com o material OBM mas n saiu o resultado esperado, o material ficou na camisa formando uma camada. Gostaria de saber como faço para sublimar na camisa escura e a mesma ficar lisa como estampamos em poliéster. Muito obrigado pela ajuda

    • Olá Djean, obrigado pela participação em nosso canal, fique a vontade através deste blog para demais informações.

      O processo de sublimação possui alguns restrições diante de tantas possibilidades, uma destas restrições é o tecido preto.

      Imagine uma estampa de um gato branco e preto, na verdade o que será estampado é apenas a tinta sublimática da cor PRETA, o BRANCO é a ausência de cor (impressoras jato de tinta não possuem a cor branca em seu conjunto de tinta).

      Se este mesmo gato BRANCO e PRETO for estampado em uma camiseta amarela, terá um gato AMARELO e PRETO, em uma camiseta azul, um gato AZUL e PRETO. Já em uma camiseta da cor PRETA, nada será visível.

      Esta questão pode ser resolvida utilizando recursos como películas termo colantes como o OBM. Já na sublimação grande formato (plotter) uma camiseta é totalmente sublimada, sendo assim, para se ter uma camiseta totalmente azul com um imagem no peito, neste exemplo abaixo todo o azul foi estampado em uma camiseta/tecido branca/sublimação total não seria possível estampar apenas a imagem do centro.


      Uploaded with ImageShack.com

      Sendo assim, a solução para impressoras A4 e A3, será as películas termo colantes como o OBM e este acabamento será as vezes mais ou menos emborrachado, não terá o toque zero com a sublimação em poliester

  4. Tainã diz:

    Boa tarde.
    Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo blog. Suas postagens vão ajudar muitas pessoas.
    Trabalho há pouco tempo numa confecção de camisetas e estou procurando uma máquina de impressão direta em camisetas. Me indicaram a Plotter Epson 4880 / Impressora Plana F43W, só que tenho visto muitas reclamações da empresa que vende esta máquina, numa cidade do interior de São Paulo.
    Você me indicaria uma outra máquina ou saberia de alguma no Rio de Janeiro ou Minas Gerais?
    Abraços!

    • Olá Tainã, obrigado pela mensagem e participação em nosso blog, a cada dia nosso canal cresce e toma proporções inimagináveis graças a colaboração de curiosos, visitantes, membros, usuários, amigos e profissionais da sublimação, além de parceiros como designers, agências, consultores, fotógrafos e tantos outros brasileiros que direta ou indiretamente contribuem diariamente para que este projeto cumpra seu papel e leve informação de qualidade do Oiapoque ao Chui.

      A idéia de impressão direta (Garment Printer) ainda está gatinhando no Brasil, enquanto lá fora temos máquinas de alta qualidade e valores acessíveis, em território nacional temos máquinas adaptadas com preços fora da realidade brasileira e com qualidade duvidosa. Mesmo os equipamentos importados desenvolvidos especialmente para imprimir sobre tecidos (DTG, AnaJet, Kornit) que prospectam segurança, qualidade e produtividade, entram no Brasil com preços que intimidam até mesmo os empresários mais otimistas.

      Em conversas com a equipe e com amigos e profissionais em feiras e eventos, podemos concluir que o que ocorreu e ocorre de forma orgânica lá fora , no Brasil isto parece artificial, ou seja, criou-se primeiro o equipamento e não a necessidade (lucro e não funcionalidade). O conceito é extraordinário, mais infelizmente no que diz respeito ao “jeitinho brasileiro ou oriental de ser” NÃO temos visto bons equipamentos, equipamentos médios com preços acessíveis, ou equipamentos que deixam a desejar com baixos preços.

      Não pretendemos criar um expectativa ruim diante do mercado, empresas ou pesquisa, porém não gostaríamos de colaborar para uma falsa expectativa. Uma pesquisa profunda e cautelosa será necessária para que você possa ter suas próprias conclusões e assim decidir pelo melhor investimento para sua empresa., portanto fique a vontade através do Portal Sublimático para dar continuidade a esta conversa

      No mês de agosto estaremos lançando uma lista de fornecedores nacionais contendo equipamentos, produtos e serviços a fim de agilizar a busca e pesquisa por empresas brasileiras neste e outros segmentos de interesse, não são exatamente indicações, mais sim uma forma de dar informações e ferramentas para que nossos visitantes possam decidir e optar com qualidade. Sucesso!

  5. Luciene diz:

    Boa noite,

    Moro em Minas e não estou encontrado fornecedores de camisetas lisas, nem precisa ser em Minas não, tem algum para me informar com preço justo e qualidade?

  6. Cássia diz:

    Olá,

    Como posso comprar as camisetas?

  7. Luana diz:

    Bom dia! Como vc falou, entao qr dizrr q na sublimaçao em produtos brancos não preciso me preocupar c o fundo branco q não fica marcado não é?
    E no caso do transfer tm alguma forma ( sem a maquina d corte) de estampar frazes sem o fundo branco?

  8. Erike Vilela diz:

    BOm dia Nilton, parabéns pelo trabalho está ótimo.
    Estou começando no rmo da confeccção e efaço minhas estampas por meio de silk o que deixa meutrabalho limitado e demorado.
    Consigo trabalhar com sublimação em malha PV visto que 90% de meus clientes preferem o PV? E com o pV escuro como faço para as estampas ficarem vivas e duráveis quais as opções que posso utilizar no pv escuro?
    Desde já um grande abraço e obrigado pela atenção e ajuda !

    Att.

    Erike VIlela

    • Olá Erike, obrigado pela participação neste canal e principalmente por fazer parte desta grande família, colaborando com informações. saiba que mensagens como esta nos motiva e nos mostra a direção a cada dia. Neste artigo poderá visualizar um vídeo e nele conversamos justamente sobre este assunto, inclusive verá o acabamento em tecidos mistos como o PV, clique aqui para visualizar o video

      Iremos abordar estas questões ao longo de nossos videos, publicações e também em nosso treinamento, acompanhe este canal e fique por dentro . Podemos conversar pessoalmente na Serigrafia SIGN FutureTextil 2014, acompanhe nosso check-in via facebook nos stands e saiba exatamente aonde estaremos para um bate-papo!

      Diante da infinidade de questões levantadas, estamos intensificando a criação de videos e todo o conteúdo para alcançar todos os nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação. Caso tenha interesse, no dia 09 de abril as 20 horas transmitimos ao vivo um bate-papo com nossos amigos e profissionais, um tipo de tira dúvidas, ele ainda está disponível para visualização, clique aqui para assistir!

      A partir de maio toda segunda-feira teremos DICAS E POSSIBILIDADES, na quarta-feira PORTAL RESPONDE com 5 ou mais videos e na sexta-feira NOTICIAS de interesse da comunidade.

      Estamos viabilizando um CURSO/TREINAMENTO PRESENCIAL, caso tenha interesse clique aqui para saber mais sobre ele. A proposta inicial é estruturar este treinamento em nossa região e no segundo semestre, se tudo der certo, levá-lo para outras regiões, alcançando boa parte da comunidade, e claro, fazendo uma visitinha! Sucesso e um grande abraço!

  9. Ronaldo diz:

    Parabéns pelo blog!

    Você poe, por favor, me indicar um fornecedor de camisetas, estou começando agora e ainda não consegui um bom fornecedor de camisetas.

    Abraço.

  10. Bruna Melo diz:

    Olá, antes de tudo quero dizer que sempre acompanho seus vídeos no youtube e suas postagens por aqui. Obrigada por esclarecer tantas dúvidas.. Tenho uma gráfica em Belém e estou entrando no ramo de sublimação, antes estou planejando e estudando todas as possibilidades para que assim eu maximize meu lucro, daí surgem as dúvidas sobre muitas questões. Uma delas é a seguinte, tecido 100% poliester qual geralmente é mais usado nas camisas sublimáticas,nessas que vendemos como foto presente? Aqui em minha cidade, consegui um fornecedor de camisas onde cada uma sai por 6,90. Você acha que se eu as confeccionasse saíriam mais baratas que isso?. Desde já, te agradeço a atenção!
    Bruna.

    • Olá Bruna, a helanca light é muito utilizada em camisetas. Obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Current ye@r *

29 Flares Twitter 0 Facebook 29 Email -- 29 Flares ×